
Pão Caseiro
Ora viva! Como estamos nesta quarentena? Hoje venho partilhar uma receita que dará bastante jeito nesta clausura. Pão, mas alguém vive sem pão? Claro que não!
O universo decidiu que era importante conhecer uma rapariga, simpática e toda despachada, assim como eu gosto e colocou-a no meu caminho. Cruzámo-nos num workshop de Fotografia e FoodStyling dinamizado pela minha musa, desde então, a Naida Folgado. A cumplicidade foi imediata e nunca mais nos perdemos de vista. Estou a falar da Carla! Cozinheira de mão cheia, algarvia, olhanense de gema mas foi no norte que a conheci. Ainda não conheces o blog da Carla? Não acredito! Chama-se Cozinha à la Carte. Tem receitas para todos os gostos e pão, pão pão…
Foi assim que aprendi a fazer pão, graças à Carla! Fiz umas alterações à receita original, tive de me desenrascar com o que tinha em casa. Mas posso garantir que mesmo assim, sem fermento de padeiro, sem levedar o pão ficou lindo e delicioso. Agora nunca falta pão cá em casa.
Vamos lá à receita!
Ingredientes:
- 500g de farinha (usei de trigo integral)
- 360g de água
- 5g de sal rosa dos Himalaias
- 1 colh. de sopa de fermento normal de bolos
Preparação:
- Colocar, numa taça, a farinha, o sal e o fermento e misturar bem
- Acrescentar a água e envolver bem com uma colher, nem é necessário pôr as mãos na massa
- Quando ficar tudo junto, tipo bola, tapar com película aderente e deixar repousar a massa enquanto se prepara o forno para receber a massa
- Ligar o forno a 250° e colocar uma panela com tampa cerca de 30 minutos a aquecer
- No fim desse tempo, retirar a panela e colocar no centro de uma folha de papel vegetal a massa sem mexer muito para não perder o ar
- Colocar o papel com a massa dentro da panela, tapar e levar ao forno 30 minutos
- No fim dos 30 minutos, retirar a panela do forno e tirar a tampa
- Levar mais 20 minutos ao forno, sem a tampa
- Deixar arrefecer, et voilá!!!
Que tal? Quem vai experimentar? Quero ver tudo!