Manteiga Caseira de Macacau

Já vi sempre muita gente a fazer as suas próprias manteigas e confesso que existem algumas no mercado de que gosto bastante mas a minha preferida é Girassol da Carol. Trata-se de uma manteiga caseira de sementes de girassol e tem um travo delicioso a canela. Recomendo vivamente! Adoro aquela textura e vai daí… que decidi fazer a minha!
Puxando a brasa à minha sardinha, esta manteiga é simplesmente divinal! Não consigo parar de comer! Combina com fruta, panquecas, crepiocas, waffles, crepes, tapiocas… tudo!!! Atenção, não quero com isto dizer que vou deixar de usar a da Carol, de todo, têm paladares diferentes, por isso, uma não tira a outra!
Já agora, ainda não disse, mas são necessários apenas 3 ingredientes: Avelãs, Macacau e Concentrado de Tâmara.
Vou já avisando, que esta manteiga caseira de Macacau dá para se comer à colherada! Aliás tenho de servir e guardar de imediato, caso contrário, não sou capaz de parar por minha iniciativa! Considerem-se avisados!
Ingredientes:
- 200 g de avelãs (eu usei com pele)
- 1 colh. de sopa de Macacau
- 1 colh. de sopa rasa de Concentrado de Tâmara
Preparação:
- Ligar o forno a 200º para torrar as avelãs durante 10 minutos
- Antes de colocar as avelãs torradas num bom processador de alimentos (eu tenho esta pérola) deves esfregar as avelãs, para a pele torrada sair quase totalmente
- Triturar cerca de 5 minutos na velocidade máxima
- Acrescentar o Macacau e o adoçante
- Continuar a triturar mais 5 minutos em velocidade média
Está prontinha! Deve ser guardada num frasco em vidro na porta do frigorífico. É possível que se mantenha com grande qualidade até 2 semanas, se chegar lá… a minha não irá sobreviver com toda a certeza!
0 Comments
Isabel Lopes
9 de Maio, 2019 at 10:15 am
Thank you very much! 😉